Esses são exemplos de seres vivos do reino Fungi criado exclusivamente para eles por terem características próprias.

Assim como as bactérias, os fungos são importantes decompositores. pois se alimentam de substancias, resíduos orgânicos que se encontra no solo ou na água. E dessa forma devolvem os minerais e a água a natureza então contribuindo para a reciclagem da matéria.
porém isso pode nos causar problemas: eles destroem alimentos estocados, roupas, e outros produtos
alem de causar doenças como a frieira, a micose , a candidíase quando resolvem instalar se em nosso corpo e outra podem destruir plantações inteiras e assim se não houver fiscalização podem ser ingeridos junto aos alimentos causando graves intoxicações é o caso do Claviceps Purpurea: que ataca cereais e produz substancias toxicas foi o que aconteceu na Europa medieval milhares de pessoas morreram apos comerem cereais e derivados infectados mas o ser humano conseguiu aproveitar se disso usando alguns como alimento que é o cogumelo Agaricus campestri outros são usados na fabricação de bebidas alcoólicas, pães, queijos e antibióticos
As pessoas podem confundi-los com plantas (é o caso do cogumelo) mas ele não tem clorofila e nem realizam fotossíntese.
Características
Alguns fungos (as leveduras) são unicelulares mas a maioria é pluricelular. obs o cogumelo veremos que eles tem dezenas de fiozinhos filamentos, as hifas (vem do grego e significa 'teia'.) o conjunto forma o micélio (vem do grego e significa 'cogumelo', + élio que sugere 'tecido'.)
as Hifas penetram na matéria orgânica digerindo e absorvendo substancias uma parte é usada no crescimento do fungo a outra parte serve de fonte de energia na respiração.
os fungos tem a característica de reprodução parecida com a das plantas pois geram e soltam os esporos que são celulas microscópicas que ficam na extremidade das hifas assim por esporo ser extremamente leve é levado pelo vento para conquistar novos ambientes, Asim podendo se espalhar por todo o planeta (isso se o homem não os destruir) esse esporos são gerados em uma parte visível do fungo o corpo de frutificação e quando um esporo cai sobre a matéria (uma fatia de pão ou uma fruta) ele se multiplica originando hifas que se ramificam penetrando na matéria e assim se forma um novo fungo.
É por meio da produção de esporos que organismos que não se deslocam se espalhem por novos ambientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário